O Colégio

História do Instituto

O Instituto das Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência foi fundado em 15 de agosto de 1930, na Cidade de São Paulo, pelo Fundador Frei Nicolau Leurs, OFM e pelas cofundadoras, Irmã Agnela de São José, Irmã Messias Catarina do Céu e Irmã Maria Egídia da Conceição.

De direito diocesano, a instituição tem sua Sede Geral na Diocese de Campo Limpo, em São Paulo, à Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 - Bairro Ferreira São Paulo Capital.

O fundador Frei Nicolau Leurs foi um homem aberto à inspiração Divina, atento a ouvir, compreender e colocar em prática a vontade do Pai Providente. As irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência vivem a consagração religiosa fiéis aos seus ensinamentos no cotidiano de sua vida, e atentas às necessidades atuais.

Como Francisco de Assis, as irmãs buscam na Espiritualidade Cristocêntrica Franciscana seguir hoje o Cristo Pobre e Crucificado, obedecendo também às palavras do próprio Cristo “Todo aquele que receber um menor por causa do meu nome é a mim que recebe”.  (Mc 9,37a).  A exemplo de São Francisco, do Frei Nicolau e das cofundadoras, acolhem estes menores pobres em situação de risco, fazendo desta espiritualidade sua missão.

A Espiritualidade Cristocêntrica Franciscana, a partir da contribuição de Frei Nicolau Leurs, OFM, Fundador do Carisma, as impele a vivenciar a abertura à inspiração da Divina Providência, com o objetivo de defender e cuidar da vida das pessoas atendidas em obras e nas frentes de missão.

Durante 90 anos, muitas irmãs doaram suas vidas e tantas outras continuam se dedicando na defesa e cuidado da vida, na educação de crianças e jovens, na evangelização, nos abrigos de idosos e na missão em diferentes lugares. A Providência de Deus passa através da vivência do Carisma, no serviço, na partilha aos irmãos, no cuidado e na defesa da vida de muitas pessoas, especialmente crianças e adolescentes.

Deus em sua infinita Providência, por intermédio de Frei Nicolau (fundador) e das irmãs Cofundadoras, deu à humanidade um presente precioso, um novo Carisma à Igreja para o serviço aos menores em situação de risco.