O Colégio

Nossa História

Foto antiga do Colégio
Foto antiga do Colégio

 

Quando foi fundado, em 25/11/1961, o Colégio possuía o nome de Lar Escola João XXIII. O nome da Escola foi uma homenagem ao Papa João XXIII e o substantivo "Lar" foi dado prevendo um futuro internato como os demais mantidos pela Congregação das Franciscanas Filhas da Divina Providência. O Colégio foi bem sucedida passando a integrar as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e em 1975, a implantação progressiva de 5ª à 8ª série. Em 1992, construiu-se um amplo e moderno laboratório de ciências, atendendo às exigências pedagógicas.

Em 1993, ampliando seus serviços educacionais, instalou-se o curso de Ensino Médio com o propósito de propiciar às famílias da comunidade educativa a continuidade de uma formação acadêmica católica franciscana.

Em 1996, com o Ensino Médio em ascensão, fez-se necessária a construção de uma ala nova com cinco salas de aula, ampla biblioteca, laboratório de informática, cobertura de uma das quadras poliesportivas, arquibancadas, palco e vestiários.

Em 2001 o Colégio recebe uma formação especial junto à Associação do Bom Jesus e renova os seus propósitos como espaço de missão evangelizadora e educativa, onde as pessoas sejam formadas integralmente para serem sujeitos de seu próprio desenvolvimento e da formação da sociedade.

Em 28-03-2002 houve oficialmente a alteração do nome do colégio para Colégio Franciscano João XXIII.

Filosofia Franciscana de Educar

"...Na pedagogia franciscana, o afeto ilumina, unge o saber... atingindo a educação do Coração como coração da Educação."

Congregação das Franciscanas Filhas da Divina Providência
Responsável pelo Projeto Educacional